quinta-feira, 23 de agosto de 2007

O bom, o mau e o feio

A viagem terminou. Queria deixar minhas últimas impressões sobre esse país do outro lado do mundo. Os choques culturais são enormes. O ocidente é muito diferente.

A dificuldade de comunicação foi um problema. Mas quem tá errado? Eles q não falam a língua do dominador ou eu q venho até aqui, como um invasor, e tento fazer tudo da minha maneira? No final, a comunicação se tornou engraçada. Tão engraçada qto a confusão no trânsito. É bicicleta, charrete, moto, carro, gente, ônibus, caminhão, todos juntos, sem sinais de trânsito. Mas eles se entendem. Não vi nenhum acidente.

O fuso horário me deixou um pouco confuso. Não conseguia ficar acordado depois das 9 da noite (mas isso nem é tão ruim). Às 5 eu já estava de pé. Isso eu tirei de letra.

O ponto baixo de toda a viagem foi a comida. Sempre q ouvia relato de pessoas q iam à China e q falavam q era impossível comer a comida deles, achava q era frescura. Senti na pele q definitivamente não é. Comi 3 vezes nos 2 primeiros dias comidas típicas. Depois mal conseguia sentir o cheiro. O resultado foi um emagrecimento.

Não quero q fique a impressão q foi uma viagem ruim. Não foi. O congresso foi válido profissionalmente, o hotel era ótimo, o povo muito simpático, os lugares q visitei são diferentes de tudo q já havia visto. Ponto alto são os guerreiros terra-cota e a visão do pagode do grande ganso, devidamente registrados aqui com inúmeras fotos).

Voltaria? Sim, voltaria. Há muito o que ver ainda. Pequim, a muralha, a cidade proibida, e pq não o Tibet?

Agora oq resta é encarar um vôo longo de volta... muito longo. Enquanto houver bateria no ipod, há esperança. Vejo vcs no Brasil.

Nenhum comentário: