sábado, 4 de agosto de 2007

Jogos Pan-Americanos

Fui ao Rio assistir aos jogos Pan-Americanos. Chegando lá vi uma cidade totalmente modificada. Tudo limpo, polícia para todos os lados, delegações circulando por vários pontos da cidade, uma atmosfera diferente, um Rio como sempre deveria ser, mas que só existe no imaginário dos cariocas ou em ocasiões especiais...

Tinha garantido ingressos apenas para os 4 dias do judô. A idéia era assistir às provas de rua e quem sabe conseguir ir ao Engenhão para conhecer o novo estádio e tb para ver algumas provas de atletismo.

No 1o dia dos jogos, estive na Lagoa assistindo às preliminares do remo e em seguida fui para Copa para ver a maratona aquática. O espírito esportivo contaminou até a minha mãe que foi comigo ver essas modalidades.

Um dia de sol, Pan e remo na Lagoa.


No dia seguinte estive em Copa, mais uma vez, para assistir à prova de triathlon feminino.

O judô só começou 6 dias depois da abertura. A estrutura no Rio Centro estava muito boa. O nível técnico das lutas nem tanto, mas valeu. Foi um ótimo aperitivo para o mundial, em setembro.



Ainda consegui comprar ingresso para o 2o dia de atletismo. Assisti às finais dos 100m rasos, salto em distância, e aos hepthatlo e decatlo.



Foi legal ter ido ao Pan, ver um Rio que não existe normalmente, reecontrar os amigos e a família. Fica a ilusão de haver jogos olímpicos... mas diante de alguns problemas como compra de ingresso e público mal educado a candidatura fica muito complicada.

Queria só fazer um comentário a respeito da torcida: brasileiro acha q todo esporte é igual a futebol, onde se torce para um time e vaia qq outro. As vaias para atletas estrangeiros pegaram mal na maior parte dos esportes, como maratona aquática, triathlon, atletismo (onde largadas foram interrompidas por causa de manifestação do público), ginástica olímpica (dava pena de ver aquelas menininhas sendo vaiadas) e judô (vaiando inclusive hinos). A única vaia válida e louvável foi a dirigida ao nosso excelentíssimo presidente na abertura dos jogos.

Que venha a Copa de 2014!!!

2 comentários:

Raphael Alves disse...

Beleza de post, Bruno... QUe experiência VER o Pan de perto hein? Bom..fico feliz por você e que tenha dado certo o evento para o RJ, cidade em que morei por 2 terços de minha vida. Agora é torcer para que essa limpeza e segurança prossigam e que dias melhores venham para não só o Rio, mas td o Brasil. Se houver uma copa, lembremos, várias cidades recebem jogos... Está na hora de começarmos a aproveitar o esporte não só como lazer, mas como fonte de renda e de atrativos econômicos e sócio-culturais e por que não políticos (mas decentes) para nosso Brasil... Abraços

Christy disse...

pow, ce foi pro pan??!!
eh,fazia um tempo que nao falava cntg mesmo!
mas realmente..a questao das vaias pegaram muito mal..

bju