quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A auto biografia de Deus

Quando viajo, tenho períodos férteis em literatura. Nessa última devorei alguns livros. O problema é que quando chego em Manaus, outros atrativos me tiram a atenção e meu ritmo de leitura cai praticamente para zero. E dessa vez não foi diferente.

Comecei a ler a auto biografia de Eric Clapton mas não terminei ainda. Mesmo assim gostaria de registrar algumas passagens interessantes e outras que ficaram faltando no livro.

Para quem gosta de música, principalmente blues, e toca guitarra, a boca chega a salivar. Eric conta como ganhou seu primeiro instrumento e fala dos tempos que começou a aprender a tocar.

Conta também três passagens memoráveis para os amantes do bom e velho rock 'n roll. A primeira é a filmagem do Rock 'n Roll Circus dos Stones, em que toca guitarra em Yer Blues, numa banda chamada (Dirty Mac), formada simplesmente por John Lennon (voz e guitarra), Keith Richards (baixo), Mitch Mitchell (bateria) e Eric Clapton (guitarra).

A segunda, a que causa verdadeiro arrepio, é a história da gravação de While my guitar gently weeps dos Beatles, em que é chamado para assistir a gravação e que quando chega no estúdio é convidado por George Harrison para tocar. É um dos solos mais marcantes da história do Rock, gravado em uma tomada só e usando uma guitarra do próprio George.

E a terceira também é de deixar os cabelos em pé. Conta o caso em que John Lennon iria fazer um show em NY e convida Eric às pressas no aeroporto de Londres, sem tempo para ensaiar. A solução foi embarcar com violões e tocar algumas músicas em pleno vôo, na 1a classe do avião. Imagine você, voando de Londres para Nova York de 1a classe e John Lennon e Eric Clapton tocando algumas músicas ao seu lado!!!

As falhas do livro são pontos técnicos. Em nenhum momento Eric conta como escolheu seus instrumentos e nem quando trocou de Gibson Les Paul para a sua famosa Fender Strato.

A história gira muito em torno de mulheres, drogas e música. Conta sobre o Yardbirds, Cream e de outras bandas formadas durante sua carreira. É um bom livro que deve ser lido ao som de blues.

3 comentários:

Rocha disse...

Eu gostaria de ter esse nivel cultural de musica que meu nobre amigo tem, pois não acho que gostar de Zeca Pagodinho, seja algo culto, maiss gosto de Badem powel e toquinho!
Mais realmente o seu nivel esta elevadissimo,parabens meu caro!

Ogro disse...

Rapá... se eu esivesse nesse vôo, com Lennon e Clapton tocando, teria enfartado de mêdo do avião cair. Tinha tudo pra cair...
Sobre o Keith Richards no baixo da Dirty Mac, foi ele que se "escalou" pra tocar. Não deixou nenhum dos baixistas presentes assumir o baixo.

Raphael Alves disse...

Fala, Bruno. Passando para conferir (como sempre). Bem, eu ganhei esse livro, mas não recebi. Minha mãe comprou-o em Manaus e logo que eu chegar, terei-o em mãos. E quero desfrutar de sua leitura. Pelo que vc escreveu, é bom mesmo. Abraços