segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Polícia para quem precisa

Esse final de semana tive contato com alguns tipos de polícia. Umas "fictícias" e outra real. Assisti ao filme Tropa de Elite. Acho que todo mundo sabe sobre o filme, já que sua fama explodiu depois do caso de pirataria. Ele ainda não foi lançado no cinema. Seu sucesso cinematográfico está condicionado a novidades na nova versão que vai às telonas em breve. Se for exatamente o mesmo (ou com poucas modificações) será um fracasso porque a maior parte do público já assistiu em DVD.

Mas meu assunto aqui não é o filme, são as polícias que aparecem no filme. Sim, existe mais de uma lá: a PM "comum" do Rio e o BOPE. A polícia militar "comum" do Rio é aquela que não está muito preocupada com a população. Quer saber de conseguir o seu "extra" sempre que possível, seja extorquindo o comerciante, o traficante, o anotador do jogo do bicho. Uma polícia corrupta. Se você não fizer nada que atinja seus interesses, nada farão contra você. Porém, caso atravesse ou atrapalhe um de seus negócios, pode contar que sua vida se tornará um inferno.
Do outro lado aparece o BOPE, uma polícia honesta que tem como missão agir na guerra urbana que toma conta do Rio atualmente. A missão pode até ser nobre, mas será que os métodos são corretos? A guerra tem poucas regras, o BOPE não segue muitas delas. Seria uma maneira de manter o respeito entre os inimigos? Talvez. Eu não vivo aquela realidade. Não sei se me sentiria ameaçado pela presença dos homens de preto se morasse numa favela.

Por último, quero falar da experiência do contato com uma polícia da minha realidade. Fui parado numa blitz. Documentação certa, nada de errado com o veículo. Nenhum problema. Liberado. Mas e se tivesse? Seria multado? O carro seria rebocado? Acho difícil. O PM ladrão de galinhas que me parou provavelmente iria aceitar 10 reais para fazer vista grossa e me deixar seguir em paz. Essa é a polícia que tenho contato na condição de classe média que sou. A polícia que não está aqui para proteger a população, que não poria sua vida em risco pelo salário que ganha. É a polícia que está tentando tirar algum a mais para viver com um pouco mais de conforto.

Acho que todas essas polícias são um pequeno retrato da sociedade em que vivemos. A coisa anda feia por aqui...

3 comentários:

Rocha disse...

Realmente é dsto que falo! Um post bommmmm muito bom raro de se ler mais sai, é por isso que critico pois aminha critica é construtiva e não destrutiva!
parabens muito bommmmmm

Marcio Rocha

Anônimo disse...

E que sociedade em!? Vc disse tudo, míseros dez reais resolveriam tudo. Pior que eu posso falar isso por experiência própria ; )
Infelizmente essa é a realidade em que vivemos, que ainda pode se tornar pior qdo essas “homens de uniforme” nos param e revistam tudo querendo achar qq coisa pra tirar mais dinheiro ainda...

Beijos

Raphael Alves disse...

Grande Bruno...ótima discussão trazida por esse post.
Em quem confiar hoje? Nos nossos governantes? No nosso sistema de segurança? Na seleção brasileira?
Parece piada, né? Mas a coisa está muuuuuuuuuito feia!
Parabéns pelo texto....excepcional