sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Umbigo

Todos temos um umbigo. Muitos não sabem para que serve e nem como usar. Ainda no útero de nossas mães, é por ele que somos alimentados, recebemos oxigênio, ele nos garante a vida. Contudo, ao nascermos, a primeira coisa que o médico faz é acabar com esse papel. O alimento agora vem pela boca, o oxigênio chega a nossos pulmões através de nosso nariz. À primeira vista ele não tem mais função. Ledo engano.

Aquele buraquinho que existe na barriga de cada um deveria ser levado mais a sério. Deveria ter sua importância reconhecida, infelizmente não tem na maioria das vezes.

Às vezes, a expressão "olhar para o próprio umbigo" tem significado egoísta, mas acho que podemos tirar apenas a parte boa dela. Olhar para o próprio umbigo com a intenção de procurar seu próprio bem, progredir, crescer por seus próprios meios. Meios legítimos. Meios lícitos.

Se cada um olhasse para seu próprio umbigo do modo correto, muitos problemas não existiriam. Cada um cuidando da sua própria vida, tentando fazer o melhor para si, sem prejudicar o próximo. Viveríamos num mundo melhor. Triste realidade.

Tenho que admitir: não é uma tarefa fácil. Somos humanos, não máquinas, temos sentimentos, emoções, não agimos exclusivamente com a razão. A inveja por vezes nos toma, ficamos passionais. Seres irracionais.

O equilíbrio é o segredo da coisa. Paixão e razão na razão certa. Olhar o próprio umbigo, sem prejudicar ninguém é um exercício de engrandecimento. Infelizmente está havendo uma desvalorização dessa cicatriz que trazemos desde nosso primeiro dia nesse planeta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante vc falar isso...
Ultimamente estou me preocupando com as minhas coisas, comigo, sabe?! Não estou com saco para pequenas coisas e para discussões sem lógicas. Não quero perder tempo com algo que não valha à pena. E comentei isso com uma amiga, perguntei a ela se estava sendo egoísta em pensar assim, ela me disse exatamente isso “Olhar para o próprio umbigo com a intenção de procurar seu próprio bem, progredir, crescer por seus próprios meios”. Não usou a expressão olhar para o próprio umbigo, mas a idéia foi a mesma e que isso não era egoísmo... Tb me fez lembrar uma de nossas conversas que vc me disse: “Tente fazer alguma coisa que te dê prazer. Faça coisas que te engrandeçam”.
Hoje fiquei sabendo que vou ter que adiantar minha viagem, que nem vou passar o natal aqui : (
Beijos e bom domingo pra vcs ; )

Rocha disse...

Um bonito desabafo!

Reamente concordo plenamente pena que na pratica vc não o faça!

Abraços