sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Caos Aéreo

Tenho andado de avião como nunca andei antes em toda minha vida. Basicamente dois motivos influenciam isso: moro em Manaus, logo não tem outra maneira de sair de lá, seja de férias, seja a trabalho; e tem pintado muitas viagens. Só esse ano até agora foram 4 a trabalho e 4 pessoais.

Como existem poucos vôos diretos saindo de Manaus, na maioria das vezes as conexões são inevitáveis. Para chegar na China tive que pegar 4 vôos, por exemplo. Durante todas essas andanças foi possível perceber que o Brasil não é um país sério também na aviação.

De todos os problemas que tive nas minhas viagens, TODOS ocorreram dentro do Brasil. Já fui vítima do caos da Varig, do caos da TAM, do caos do apagão e já fui vítima de má manutenção dos aviões (tive uma decolagem abortada quase na hora de levantar vôo por conta de uma pane na parte elétrica de um avião).

Esses problemas que citei são só aqueles pelos quais passei, mas conheço outros. Mais de uma pessoa já me contou histórias sobre aviões arremetendo. O último arremeteu porque no momento em que pousava, tinha um outro avião na pista. Diante de tantos acidentes, imagine o pânico que se instaurou dentro da aeronave. Já vi outros casos em que ocorreu a mesma operação porque a pista do aeroporto fechou devido ao mau tempo (por mau tempo entenda-se neblina). Se neblina fosse motivo para fechar aeroporto, não haveria vôos comerciais para a Inglaterra. Para nossa sorte aqui não neva. Imagina como estaríamos em caso de neve.

Na minha opinião, os acidentes só não são mais freqüentes por pura obra do acaso. O controle é pobre em todos os sentidos. As empresas desrespeitam de toda forma o consumidor. E o pior, o país está crescendo (a curtos passos é bem verdade) e não comporta mais a infra-estrutura aeronáutica que temos atualmente. Não acreditem em discursos de crescimento anual de 5%. Sequer temos aeroportos para isso.

Para não dizer que a situação está fora do controle, tomam decisões que só podem ser chamadas de ridículas. Agora, para um vôo estar considerado atrasado, ele tem que estar pelo menos 1 hora fora do seu horário. Imagine uma ponte aérea, cuja duração é de 45 minutos, atrasado em uma hora!!! É mais que o dobro.

Muitos são as causas de atrasos. Um deles é o efeito cascata. O avião atrasa na saída da origem e pronto... é um atraso após o outro. A pouca infra-estrutura dos aeroportos é outro motivo, seja por falhas em equipamentos, seja por falha de pessoas, seja por falta de pessoas. É impressionante a fila que se forma nos saguões dos aeroportos no horário das saídas dos vôos internacionais simplesmente por conta de falta de policial federal na imigração. Chamam de operação padrão. E o pobre passageira fica em torno de 1 hora para conseguir chegar ao portão de embarca. Para nós brasileiros que estamos aconstumados com tudo isso, é a coisa mais normal do mundo, mas e para os gringos, que estão passando férias aqui, gastando seu rico dinheirinho? No lugar deles, você voltaria? Ainda tem a fila do check-in. Facilmente se perde uma hora também.

Bem, daqui a pouco me mando para Guarulhos. Vamos ver qual vai ser a trapalhada dessa vez...

2 comentários:

Rocha disse...

É veridico tudo, sem tirar nem por.
Mais realmente não sei onde o Brasil vai parar? precisa de aeroportos, precisa de hospitais,PRESIDIOS. Porra, SERÁ QUE TEM SOLUÇÃO? gostava muito que tivesse! nunca mais volto.......

Marcio

Ogro disse...

Essa do avião tentar pousar em cima do outro foi comigo :-)
A aviação no Brasil é uma droga mesmo. Sabe como resolveram o caos aéreo? Simplesmente diminuíram as conexões em Congonhas e tudo melhorou como num passe de mágica. As companias aéreas abusam e quem tem que fiscalizar leva "bola" para deixar tudo como está. É a velha corrupção atravancando o país.