quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Com uma ajudinha dos meus amigos

Estou começando a ficar preocupado. Cada vez mais concordo com o que o Diogo Mainardi diz. Dessa vez o tema não é política. É um assunto que domino muito bem: música. Mais particularmente sobre Beatles.

Em um desses finais de semana, durante o Manhattan Connection, surgiu a velha discussão sobre a popularidade dos Besouros. Comentavam que o grupo se tornou tão popular que era o que tinha mais músicas tocadas e gravadas por outros artistas. Acho que isso é de comum acordo entre todos. Eu sou daqueles que acredita que os Fab Four são mais populares que Jesus Cristo. A polêmica veio depois. Quando discutiam sobre as versões, Mainardi afirmou que qualquer cover dos Beatles ficava muito aquém da música original. Neste momento veio a bomba. A Lúcia Guimarães afirmou que poderia fornecer um CD com 100 covers de músicas da banda com o mesmo nível ou melhores que as originais.

Fiz uma análise rápida para confirmar tal afirmativa e descobri que estou mais para o Diogo do que para a Lúcia. Consegui apenas lembrar de três versões que se encaixariam no perfil de "mesmo nível ou melhores". Uma delas é "With a little help from my friends" gravada pelo Joe Cocker, a segunda é "While my guitar gently weeps" com Jeff Healey e a outra é uma versão obscura de "I'm the walrus" tocada por um pianista maluco no filme "O hotel de um milhão de dólares". De resto não consegui lembrar de mais nenhuma.

Sempre que alguém grava Beatles corre muitos riscos. Se fizer uma versão parecida, por melhor que seja, vai ficar pior. Se tentar fazer alguma coisa diferente, a probabilidade de sair alguma coisa ruim é muito grande.

Bem, preciso de uma ajudinha dos meus amigos para tentar lembrar de mais alguma versão. Mas mesmo com toda a ajuda, ainda fico com o Mainardi. Mais uma vez...

9 comentários:

Raphael Alves disse...

Ih, cara, vou ficar lhe devendo. Sempre acho que o artista que comp�s expressa-se melhor cantando sua obra.
Por exemplo, eu acho a Beth�nia uma int�rprete genial e tenho um cd em que ela gravou as can�es do Chico Buarque... Ela, tecnicamente, � superior a ele, mas eu prefiro ele cantando.
O mesmo com Belchior e Elis..
O mesmo com Beatles, Stones, Led, Pink Floyd, Janis, Dylan, etc ...

Wesley Oliveira disse...

sem aquele psicodelismo todo Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, cassia eller :)

Bruno disse...

O Wesley lembrou de mais uma versão. Apesar de eu não achar que seja do mesmo nível das 3 que eu coloquei no post, não deixa de ser uma boa versão.

Falando em versões, artistas independentes gravaram um disco chamado Sargento Pimenta 2007, uma versão revisitada do Sgt. Pepper's. Se quiserem escutar, podem baixar em:
http://sargentopimenta2007.blogspot.com/

Destaque para música título do álbum, regravada por Madame Mim. Destaque negativo!!! Horrível!!!

Luciano Arruda disse...

Cara, se colocar Robert Plant com Jimmi Hendrix. Qualquer música vai ao estado da Arte. Os Beatles são inimitáveis... mas suas músicas sonoramente podem ser melhorada dependendo do interpétre.... bye....

P.S.: eu lhe falei que ia lê . aqui estou eu...

Rocha disse...

Porra! desse assunto eu não sou muito apto mais concordo com voce seu animal!E logico que mesmo que seja para escrever merda não posso nunca deixar de colocar um comentario, assim deixo registado que estive aqui!

beijundas!!

Ogro disse...

Varios artistas brasileiros se reuniram em 2 oportunidades para gravar, ao vivo, o Submarino Amarelo. Nenhuma versão desses dois CDs ficou melhor que as originais dos Beatles.

Não consigo lebrar de outras versões melhores, mas dá pra lembrar de algumas iguais ou ligeiramente piores gravadas por músicos importantes:

Aerosmith - Come Together

Whitesnake - Day Tripper

Celso Blues Boy - We Can Work It Out (versão blues)

São versões legalzinhas, mas ainda sou mais as originais. Da mesma forma que os próprios Beatles gravavam coisas de outros artistas no início da carreira, suas versões são piores do que as originais. Um exemplo é Rock'n Roll Music do Chuck Berry.
No geral, fico com o que o Raphael Alves disse aí em cima; gosto dos autores cantando.

Um abraço.

Ogro disse...

Lembrei de outra:
Tina Turner - Help

Anônimo disse...

Fala cumpadi. Ouvi dizer que estavam fazendo uma nova versão de sgt peppers com todas as parafernálias técnicas de hj. disseram q ficou bom, nunca ouvi. bom pode ter ficado, melhor duvido. e quero ver fazerem a metade do q eles fizeram com a precariedade de recursos da época, duvido, nem eles conseguiriam repetir a façanha. beach boys fizeram pet sounds, um álbum genialissimo, antes e os beatles extrapolaram ainda mais em genialidade com o sgt.
sobre versões de músicas de ouitros artistas, gosto muito de muitas. os albuns beatles em choro são um exemplo. mas nunca melhor, nunca. outra de outra banda é pinball wizard com eltohn john, quasde tão bom qto a original. mas só quase. beijundas e inté bbl
araken lugosi

Anônimo disse...

Bem eu não sei se vc conhece, mas eu gosto muito do estilo que Bouz II Men cantam Yesterday.
http://www.youtube.com/watch?v=B7tdNp7M-bM
Eles não usam de artifício nem um, somente a voz. E fica perfeito!
Mas eu sou apenas uma menina ; )


Beijinhos