terça-feira, 11 de setembro de 2007

Mergulho em Paraty

Aproveitei o feriado e a estadia em Ubcatuba (SP) para fazer um mergulho em Paraty, a uma hora de carro (70km). Voltar ao Rio é sempre bom. Até o céu é mais azul...

Seriam dois mergulhos, previamente agendados em Manaus por telefone. Chegamos cedo, 8:30 da manhã. O barco partiu pontualmente às 9. Antes rolou um "briefing" e nele eu descobri que mergulharia sem um guia. Seria meu primeiro mergulho feito dessa forma. Conheci meu dupla na hora, um italiano que não falava muito bem português. Tivemos que acertar tudo em inglês.

O barco demorou cerca de uma hora para chegar ao primeiro ponto. Enquanto isso, aproveitamos o belo dia de sol para tirar algumas fotos da região. Para quem não conhece, Paraty fica no litoral sul do Rio e faz parte da região da Costa Verde (assim como Angra, Ilha Grande, Itacuruçá, Ubatuba).







O primeiro ponto escolhido foi a Ilha dos Meros. Era hora de preparar o equipamento e "descer".









Apesar de não haver guia, o mergulho foi bem tranqüilo. Ilha de um lado e areia do outro, não tem como se perder. É só sair para uma direção, controlar o ar e quando já estiver perto de chegar na metade da pressão voltar. Não tem muito perigo se o ar acabar, afinal estamos dentro de uma baía e a pouca profundidade. Qualquer coisa é só subir e nadar em direção ao barco.

Saímos na direção contrária das outras duas duplas. Lá em baixo pouca vida. Alguns peixinhos, muito ouriço e estrelas do mar. Mero, ao contrário do nome da ilha, nem pensar. A visibilidade estava boa. A temperatura estava um pouco baixa, 21 graus. Chegamos a uns 12 metros de profundidade e o mergulho durou em torno de 50 minutos.

Inusitada foi uma estátua similar à do Cristo no Corcovado que mergulhadores locais "plantaram" no fundo. Atrás do cristo, um símbolo em metal da maçonaria.

Encerrado esse mergulho, partimos para o próximo, em outra ilha, a Ilha dos Ratos. Quando chegamos lá, as condições não estavam boas e acabamos retornando para a Ilha dos Meros. Dessa vez, havia outras embarcações e mais gente mergulhando. Para nossa sorte, todos estavam indo em busca do cristo. Eu e meu dupla fomos na outra direção.

Dessa vez a visibilidade estava pior, o mar estava um pouco mais mexido. Para piorar, minha máscara começou a embaçar e a do italiano arrebentou o elástico. Continuamos assim mesmo. Vimos uma arraia, uns linguadinhos e um peixo cheio de "asas". Apesar de mais vida, esse mergulho foi pior. Principalmente por causa da baixa visibilidade e também por causa da forte correnteza que pegamos.







No final, a experiência foi ótima. Sempre é bom mergulhar. O guia não fez falta. Pena que as condições não eram as melhores e fizemos dois mergulhos no mesmo ponto. Acho que vou investir numa proteção para a câmera. Assim posso tirar as fotos do fundo também.

Retornamos ao porto e de lá fomos passar um final de tarde em Paraty.

Um comentário:

Rocha disse...

Claro que tens que comprar uma proteção para a camera seu pão duro as fotos do mar cade? ta vendo!
e tu viaja tão pouco né!