terça-feira, 11 de setembro de 2007

Diversão e arte

Tenho tido bastante tempo livre nos últimos dias (ainda bem :-)). Fui ao shopping e comprei alguns cd's e um livro. Quando criei esse blog, tinha a idéia de falar um pouco sobre os sons e livros que ando ouvindo e lendo. Deixei de comentar sobre algumas coisas boas como o livro do Diogo Mainardi (A Tapas e Pontapés). Apesar de não concordar com grande parte de suas idéias, existem coisas bem interessantes, sem falar no deboche e escracho com que ele trata esse país.

Cabaret foi uma banda muito boa que surgiu no Rio e que resgata o mais puro Rock 'n Roll. Essa opinião não é só minha ((http://babadoogro.blogspot.com/2007/06/o-palco-pouco.html)) Além deles, tem o belíssimo disco que Tony Platão lançou ano passado (Negro Amor). Deveria ter falado disso tudo antes, mas passou em branco.

Para corrigir esse erro, quero citar duas coisas boas que eu encontrei nessa visita ao shopping: "A Elite da Tropa", livro que deu origem ao "inédito" filme "Tropa de Elite" e "Baladas do Asfalto e Outros Blues ao Vivo" do Zeca Baleiro.

O primeiro é um relato da vida de um policial do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da PM do Rio). É a verdade do mundo lá fora, onde a lei é outra. Para quem conhece o Rio, é realidade. Para quem nunca foi, pode parecer ficção. Garando que não é. Esse livro deu origem a um filme chamado "Tropa de Elite", que foi pirateado antes de ser lançado no cinema. Até em Portugal já chegou. Eu ainda não vi.

A outra coisa boa que encontrei foi o CD ao vivo do Zeca Baleiro. Já havia assistido ao show no Canecão. Resolvi comprar o disco porque estava a um preço acessível. As músicas são muito bem escolhidas, repertório ótimo, baseado no penúltimo disco de estúdio, Baladas do Asfalto e Outros Blues. O Zeca conhece bastante de música e usa ótimas músicas incidentais, como "Posso perder minha mulher, minha mãe desde que eu tenha o Rock and Roll" dos Mutantes, "Você", do Tim Maia e a minha preferida, Amor, do Secos e Molhados. Não tenho me cansado de escutar.

Zeca Baleiro é um dos melhores compositores da MPB atual (senão o melhor). Tem discos de grande destaque e continua produzindo a todo vapor. Quero comprar o último mas vou esperar o preço baixar um pouquinho.

2 comentários:

Rocha disse...

É esta melhorando o normal!

um abraço forte e um beijo na patroa!

Marcio Rocha

Rocha disse...

Muito bem plagio não!