sábado, 22 de setembro de 2007

Ignorância literária

Muitas pessoas que acessam o blog vêem só as fotos, não param para ler os textos. Modestamente admito que várias fotos são bem legais, mas o melhor, na minha opinião, são os textos. A maioria não descobre isso. Esse fato me faz lembrar o filme "Cidade de Deus", em que o Zé Pequeno manda seus comparsas lerem notícias a seu respeito no jornal. Ele pergunta para um deles: "Sabe lê, rapá?"; e o cara responde: "Sei lê só as figuras."

Existe um ditado que diz: "Uma nação é feita de homens e livros". O povo brasileiro é analfabeto. Aqui, ou as pessoas não sabem ler ou têm preguiça. Talvez a culpa não seja exclusivamente delas. Durante toda sua formação, curta ou não, o aluno é encorajado a não ler. Você consegue imaginar uma criança de 12 anos ler Machado de Assis e achar maravilhoso? Vou ser mais realista, você consegue imaginar uma criança de 12 anos ler Machado de Assis e entender? Tenho que admitir, para uma criança de 12 anos, Machado de Assis é um saco. E assim vão se formando milhões de estudantes no Brasil. Estudantes que criam barreiras à leitura. E não é só Machado de Assis, ainda tem Graciliano Ramos, Eça de Queiroz, José de Alencar, entre outros. É ou não é traumático? Eu tive sorte, fui apresentado a escritores ótimos e de mais fácil "acesso": Ariano Suassuna, Fernando Sabino, Stanislaw Ponte Preta, etc. Hoje sou um leitor inveterado. Criei gosto pela leitura. Tem sempre um livro na minha cabeceira sendo lido. Alguns vão mais rápidos, outros demoram um pouco mais. Varia conforme meu interesse, a facilidade do texto e tempo disponível. E assim, no final de um ano, pelo menos 10 livros são lidos. Concordo que não é uma marca notável, mas já está bem acima da média.

Posso querer parecer intelectual com isso, mas não é bem assim. Nem todos os livros que leio são obras densas, de conteúdo difícil. Na verdade, a maioria não é. Estou lendo um livro de João Ubaldo Ribeiro, A Casa dos Budas Ditosos. O título pode assustar, mas trata-se do relato da vida sexual deu uma senhora de 70 anos. Anteriormente li A Elite da Tropa e um do Diogo Mainardi. É alguma coisa do outro mundo? É bem verdade que já li livros mais pesados, tipo Gabriel Garcia Marques (em espanhol), Memórias do Cárcere (Graciliano Ramos), Mauá - Empresário do Império, mas também já li O Senhor dos Anéis e o Código da Vinci. Um dos meus escritores favoritos é Rubem Fonseca. Para quem não conhece, escreve romances e contos simples e com muita qualidade.

Existe livro para todo tipo de gosto. Desde Bruna Surfistinha a Luis de Camões. Ler é um hábito. Por que você não dá um passo à frente e muda um pouco sua cabeça? Comece agora. Se precisar de sugestões, tenho um monte.

2 comentários:

Anônimo disse...

ok ok... ler é legal... necessário... importante... mas eu não posso deixar de sair em defesa das imagens... afinal de contas UMA vale mais do que MIL palavras!

Rocha disse...

MARAVILHOSO! NOTA DEZ!
Porra deveria de ser publicado!
É voce realmente nasceu para isso ,mais só quando esta sozinho por que? acompanhado! hahahaha

abraços!!!

Marcio