sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Ignorância eleitoral

Andou sendo publicado nos últimos dias que a maior parte do eleitorado brasileiro não sabe ler. Esse fato não me impressiona. No dia a dia já é possível perceber isso. Isso é apenas mais um dos sinais do total despreparo cultural e intelectual do nosso povo. É nesse ponto que me surge a pergunta: pessoas assim estão preparadas para votar?

Desde pequeno, sempre acreditei na democracia. Mas hoje, minha filosofia pequeno-burguesa está sendo prejudicada por conta do regime democrata que rege esse país. Por isso, passo a me questionar se vale a pena vivermos dessa forma.

Por favor, não entendam que estou fazendo um discurso a favor da ditadura. Minha idéia é algo diferente. Será que pessoas sem informação são capazes de escolher os melhores governates? Eu duvido piamente.

O voto no Brasil sempre foi usado para favorecimento pessoal. Basta lembrar dos milhões de miseráveis que trocaram seus votos na última eleição por uma bolsa esmola. O lema do "ensinar a pescar" do governo atual, usado na 1a campanha, nunca emplacou. Como cantaria Renato Russo e com total concordância da turma do mensalão: "Vamos celebrar o voto dos analfabetos".

Sem querer entrar na discussão da obrigatoriedade do voto, minha posição é que só aqueles que têm capacidade de entender a realidade do país deveriam votar. Sei que é utópico, sei que é impraticável, mas seria o ideal. Já que não é possível, deveríamos exigir uma escolaridade mínima para a pessoa se tornar eleitor. Logicamente, no Brasil isso seria pouco razoável, já que a formação educacional pública é, em geral, deficiente. Há casos em que pessoas com 1o grau continuam analfabetas (ainda mais agora com o fim da repetência).

Mas não é só o eleitor que deveria comprovar algum tipo de qualificação. O mesmo deveria ser utilizado para os candidatos, logicamente num nível mais profundo. Exigir mais dos possíveis governantes do país. Apenas para citar o maior dos exemplos, temos um presidente que sequer domina a língua do próprio país que governa.

Como alguém que não conhece as leis quer criar outras novas ou modificar as existentes? Como alguém que não sabe o que é administrar quer governar milhões? Como alguém que não sabe matemática quer mexer na economia? Por mais que se cerque de pessoas capacitadas, sem o mínimo de entendimento, não é possível discernir se o que está sendo feito faz sentido ou não.

Infelizmente, no Brasil é "bonito" uma pessoa sem acesso à educação vencer na vida. Sempre surgem como exemplos vivos, a fim de dar esperança à imensa massa de miseráveis. Aqui não é vexatório ser ignorante. Basta ver nosso presidente no caso dos mensalões. Prefiriu se passar por enganado do que ser qualificado como corrupto.

Em suma, hoje somos governados por uma turma de oportunistas e corruptos, eleitos pelo votos dos miseráveis em troca de um prato de comida. E assim o problema continuará, enquanto sua causa não for atacada.

Eu, como pequeno-burguês, quero parar de sustentar essa miséria e essa corrupção. Quero que meus impostos sejam usados para fins mais nobres e para que o país se desenvolva. Não quero ficar dando esmola para analfabeto.

2 comentários:

Rocha disse...

Fico muito feliz, que tenha voltado a escrever de verdade, é para isso que serve esse blog para encher de cultura e mostrar o quanto voce é culto e afinal Brasileiro de alma! ciosa que eu ja não sei o que é sou capaz de renegar minha patria, que não me deu nada nem nunca me daria mesmo que me matasse de trabalhar ai o que me faz feliz é que existem pessoas como você patriotas e com um carater invejavel! Parabens amigo! nota 10

Ogro disse...

Entendo e compartilho sua revolta. Mas a questão não se resolveria eliminando o voto universal, apenas criarai uma casta dominante um pouco maior.
Por isso que estou me preparando para migrar para o lado negro da força.