quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

As praias de Pipa

Pipa, ao sul de Natal, é distrito de Tibaú do Sul. Sua fama vem das praias e do clima despojado. Outrora terra de hippies, hoje é recando da classe média alta do Rio Grande do Norte e de outros turistas do resto do Brasil.

Existem várias praias por lá, mas basicamente há 4 mais famosas: Praia do Centro, Baía dos Golfinhos, Praia do Madeiro e Praia do Amor. Durante o tempo em que estivemos lá, tivemos a oportunidade de visitar todas elas.

A Praia do Centro é a de mais fácil acesso e fica logo em frente à cidade (já falei dela anteriormente). A Praia do Amor fica ao sul e tem bastante movimento de um lado, com suas barracas e espreguiçadeiras, e praticamente deserta do outro.


As praias do norte são as mais legais. Menos estrutura e mais vazias. No primeiro dia fomos à Baía dos Golfinhos. É uma praia de difícil acesso, com uma caminhada longa pelas pedras, com o mar de um lado e as falésias do outro. Dependendo da maré, a caminhada pode ficar ainda mais complicada, já que a faixa de pedras se torna bem menor.

Chegando lá, fica-se impressionado com a quantidade de golfinhos que vivem no local. É muito avistar os bichos. A única coisa ruim é que chegam muitos barcos de passeio com turistas, o que acaba os espantando.

O difícil acesso, além de tornar a praia deserta, faz com que não haja estrutura. Por isso, tínhamos que procurar sombras para poder ficarmos instalados.





A Praia do Madeiro é outro recanto dos golfinhos. Seu acesso é mais fácil, feito através de escadas pelas falésias. Isso faz com que fique mais cheia. Mas isso perto dos bares. Se você caminha um pouco mais para o norte, consegue ficar isolado. O grande número de coqueiros propicia boas sombras para ficar deitado curtindo o visual.


Tomei um pequeno susto nessa praia. Estava na água quando vi ao meu lado uma barbatana cinza. As chances de serem um golfinho eram enormes, mas preferi não arriscar e saí rapidamente do mar :-)

Nenhum comentário: