quarta-feira, 18 de junho de 2008

Um pouco mais sobre Groningen

Groningen é uma cidade universitária situada no norte da Holanda. Com um povo muito educado e hospitaleiro, a cidade possui uma das maiores e mais importantes universidades do país. A cidade tem algumas peculiaridades.


Agora, no início do verão, os dias são muito longos. Fica escuro a partir das 11 da noite e às 3 da manhã já é possível ouvir os pássaros cantarem. Já dá para imaginar a confusão que se cria em alguém que está com 6 horas de diferença no fuso e acostumado a dormir por volta das 22 com a noite plena.

Outro fato interessante é o meio de transporte mais utilizado pelos os moradores. A bicicleta. A pequena cidade possui ciclovias por quase toda sua extensão. Isso faz com que a população pedale para todos os lados. É tudo muito organizado. As ciclovias têm regras, sinais de tráfego e preferências. Dá gosto morar num lugar com esse tipo de estrutura. Poderia ser a solução para alguns problemas de trânsito no Brasil.



Estacionamento de bicicletas em frente à Universidade de Groningen


Além disso, a cidade é cortada por inúmeros canais e tem bastante barcos. Como as ruas invariavelmente cortam esses canais, ela possui várias pontes elevadiças, que fazem com que o trânsito tenha que parar de vez em quando.


Mas o que mais me chamou a atenção foi a hospitalidade de todo o povo, cujo domínio do inglês beira os 100%. Muito fácil para o turista.

A Torre de Groningen

Um comentário:

Anônimo disse...

Muitos amigos (franceses, españois, portugueses, etc...) sempre falam dessa coisa dessa parte da Holanda com a bicicleta...tem boa pinta mesmo!!! Eu Já estive em outra cidade da Holanda.

(sem contar que a mulherada deve ter uns coxaaaooo...rsrsrs

Charlle's Marcley