domingo, 31 de janeiro de 2010

Em branco...

E o show do Metallica passou em branco, pelo menos para mim. Não me empolguei em passar de novo todo aquele perrengue do show do AC/DC e ir a Sampa para assistir à banda Americana.

A banda piorou muito depois que trocou de baixista (como pode um baixista acabar com uma banda?) e não tem feito nada que me agrade ultimamente. Sinceramente, se eu fosse, seria apenas para ouvir as velharias e encontrar os amigos que foram...

O Ogro vai e deve colocar alguma coisa no blog dele. Na pior das hipóteses ele voltará com uma boa história, afinal ele vai fazer um bate-e-volta de carro!!!

Falando em Avatar...

Eu e a Bruna somos o tipo de pessoa que frequenta sempre aquele cinema sujo que passa aquele filme estranho que geralmente não tem fim. Na maioria das vezes, o filme simplesmente acaba. As idéias ficam no ar e as pessoas só percebem que tem que ir embora porque os créditos começam a subir. Nem sempre fazem muito sentido, mas fazer o que, é do que a gente gosta.

Geralmente são filmes iranianos, coreanos, latino americanos e até franceses.

Com o lançamento da mega produção Avatar, ficamos instigados a assisti-lo, por conta da enorme repercussão. Por outro lado, também ficamos com a pulga atrás da orelha porque essas produções hollywoodianas não nos apetecem muito.

Ok... tomamos coragem e fomos a um shopping (o objetivo da ida ao shopping foi outro mas aproveitamos a oportunidade). Chegamos lá e a próxima sessão do filme começaria em 2 horas e já estava esgotada!!!

Tá vendo... a gente tentou... Melhor assistir àquele filme sul-africano que está em cartaz aqui perto de casa....

Ciclo

Há algum tempo atrás, fiz uma crítica ao filme do Lula por se tratar de um projeto completamente eleitoreiro. Como bom cidadão que sou, apenas me restou boicotar a película. Outro dia estava lendo uma reportagem no jornal e me parece que não fui o único que pensou assim.

A entrevista com os responsáveis pelo filme evidenciou o fracasso e a justificativa foi, digamos, bastante inusitada. Eles lamentavam o péssimo retorno da produção por conta dos concorrentes atuais: Avatar e Alvin e os Esquilos 2.

Avatar eu até entenderia, agora justificar por causa de Alvin e os Esquilos 2 é além da conta. Aqui cabe uma pergunta: alguém soube que um dia existiu Alvin e os Esquilos 1?

Mas bem, voltando ao assunto do filme do Lula, eu tenho algumas suspeitas mais plausíveis que a citada pelos produtores para seu fracasso. Seria por conta da completa reprovação ao governo federal nas grandes cidades (onde está a maioria dos cinemas deste país)? Seria porque o eleitor do governo não tem a cultura de ir ao cinema? Seria porque estes mesmos eleitores são "comprados" pelos "bolsa qualquer coisa" da vida e ainda sim lhes faltem dinheiro para poder assistir ao filme?

Se fizermos uma pequena comparação de números, veremos que as suspeitas se mostram bastante reais. A massa eleitoral do presidente encontra-se vivendo em estado de miséria em cidades sem qualquer acesso à cultura. É o "admirável gado novo" do governo. Ou seja, apesar de conseguir comprar seus votos com os atos populistas, o governo ainda não criou as mínimas condições para que possam ir ao cinema.

E aí entramos em um ciclo sem fim. O governo toma medidas populistas mas não tira o povo da miséria e da ignorância. E o povo, por sua vez, miserável e ignorante mantém os mesmos de sempre no poder...

sábado, 30 de janeiro de 2010

Fim da Picada

Há algum tempo venho me mantendo quieto em relação ao nosso presidente (acho que vou parar de chamar de "nosso" porque eu não o elegi). Mas hoje, quando peguei meu contra-cheque, fiquei um pouco mais revoltado ao ver o desconto do imposto de renda, a famosa mordida do leão (ou seria da lula?).

É duro saber que você trabalha pelo menos um dia da sua semana de graça para o país, ou melhor, para os políticos deste país. E aí vem minha indignação maior. Como pode, alguém sem qualquer grau de instrução ou completamente despreparado, decidir o que vai ser feito com o meu dinheiro? Aquele dinheiro que ralei e estudei muito para conseguir... Isso é o fim da picada.

Daí dá nisso. Campanha eleitoral declarada antes do período permitido. Viagens com o meu dinheiro para inaugurar uma obra populista em algum canto esquecido do Brasil, plásticas para ajudar a melhorar o carisma da possível sucessora. Até filme fizeram...

Como não tenho votado ultimamente (por questões de diferenças geográficas entre mim e meu título eleitoral), a única maneira que tenho para conseguir mudar alguma coisa, é cortar a fonte dessa mamata.

Está decidido, vou sonegar meu imposto de renda.

Cifras Cabaret

Cumprindo uma promessa antiga, publiquei duas cifras do Cabaret no Cifra Club:

- O Amor e a Guerra
- Tudo o que Aprendi

Agora quem quiser aprender a tocar essas músicas, já sabe por onde começar ;-)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Tudo que Eu Aprendi

Intro: B7

            E                                F#m   G#
Não adianta amar de qualquer jeito
Am                                     E
Eu não quero, não aceito esmola
      B7
De mais ninguém.
                     E                            F#m  G#m
E vou dar um tempo nessa de insistir
Am                             E          B7
Que você ainda vale a pena, a cena
A                                  E
Vou brindar à minha solidão
                      B7         
Procurar meu chão
A          Am         B7                           E   B7                  
Me retocar e mostrar tudo o que aprendi.
                     E                                  F#m   G#m
Um pouco de vinho, à meia-luz de um quarto,
Am                           E 
Um retrato vela o ritual
        B7
Que vai além
                        E                                       F#m G#m
Não é qualquer roupa não que hoje me cai bem
Am                               E      B7          
Tem que ser algo especial, cruel,
                       A                                    E
Tudo o que os outros achem quase desleal
                B7
Atração fatal
F#m                                             G#m A
Vou dar as cartas, vou me vender bem caro
A               Am      B7                            E  B7            
Sem perdoar e mostrar tudo o que aprendi

SOLO: E F#m G#m Am E B7 E F#m G#m Am E B7

                     E                                 F#m   G#m
Eu quero pra mim, num gole de champanhe,
Am                                 E
Um amor que me sirva a taça
     B7
De mais prazer
                    E                               F#m   G#m
Um beijo cuspido, um doce meio amargo,
Am                               E            B7
Um afago pra deixar de lado, pensando:
                     A                                        E          
"Se você não vem, vou beber a minha solidão,
                      B7
Procurar meu chão
F#m                                      G#m A
Juntar os cacos, deixar para amanhã
A          Am     B7                               C#m    
E negar cada palavra que eu me prometi...

   A               Am        B7                                E
...ah, se eu pudesse te dar tudo o que eu aprendi".

Mais uma vez Cabaret

Cabaret foi uma banda que conheci por volta de 2007 (ou seria final de 2006?) em um show que fui no Cine Íris. Na época achei interessante e acabei comprando o CD. Logo depois viajei e coloquei as músicas no meu inseparável IPod. Escutei uma vez, comecei a reparar mais nas músicas, escutei de novo e fui percebendo que ali tinha música de qualidade. Rock & Roll como não se fazia no Brasil há muitos anos.

Depois destes 3 anos, concluí que foi o cd que mais ouvi, seja em casa, seja indo para o trabalho, seja viajando. Ouvi tanto que inclusive fiz com que a Zoada's Band tocasse um cover deles. Pena que não consegui assistir a mais shows.

Mas bem... depois desse tempo todo, na última 5a feira, finalmente consegui assistir a outro show deles. E melhor ainda, aqui do lado de casa, na Drinkeria Maldita.

Repertório com músicas novas mas também com os "clássicos" do primeiro disco deles. A pena foi o pequeno público. Eu sinceramente não entendo como a banda não estourou. Ótimas letras, guitarra firme, música sem firula. Rock de verdade. Era para estar bombando por aí. Mas as gravadoras preferem investir em fresnos, nxzeros e strikes da vida. É uma pena estarem formando um público jovem com a cara da MTV.

No final da apresentação, paramos para conversar com o vocalista da banda, Márvio. Elogiei a banda, fiz aquela rasgação, comentei sobre a Zoada's Band e o cover no Youtube de Messias Pessoal. Para minha surpresa, ele falou que já tinha assistido :-)

Zoada's Band - Messias Pessoal

Foi um misto de sentimentos. Do lado dele, por fazer parte de uma banda lutando pela consagração e saber que tem uma galera fazendo cover deles em Manaus; e do meu, por saber que o cara que compôs a música assistiu à gravação. É praticamente como se o Eric Clapton assistisse ao nosso cover do Cream :-D

(Gostaria apenas de deixar uma observação aqui em relação às nossas gravações: foi a maneira que encontramos para dividir com os amigos o som que estávamos fazendo. Em momento algum tínhamos a pretensão de gravar os ensaios para promover a banda ou fazer demonstrações de excelência.)

Como há algum tempo venho tocando algumas músicas do Cabaret no violão e não encontro nenhuma cifra na internet, resolvi eu mesmo escrevê-las. Por isso, pretendo publicá-las aqui e se possível em sites de cifras.

Para quem estiver no Rio, na próxima 5a feira tem mais (e em todas as outras 5as de Janeiro). Estarei lá. Quem sabe até role um convite para eu fazer uma canja...

De volta...

Depois de um longo e tenebroso inverno (ou seria verão), estou de volta |..|