domingo, 10 de agosto de 2008

Nota Judoística Olímpica

Estou interrompendo a série de posts sobre a viagem à Argentina para expor algo que me incomodou muito nas últimas duas noites de jornada olímpica.

Gostaria de deixar claro a todos os leigos que andam assistindo ao Judô nas Olimpíadas que aquilo que nos chega através da telinha é algo muito próximo do tradicional esporte japonês mas que deveria receber daqui por diante um novo nome. O caminho suave já não existe mais.

A técnica perdeu espaço para a força e a tática. Não se procura mais o ippon, tão pouco qualquer técnica de projeção que não seja um ataque às pernas utilizando as mãos. As famosas catadas. E isso quando muito, porque o que vemos são lutas táticas, sem qualquer inspiração, apenas esperando que o adversário seja punido pelo árbitro.

Queria enfatizar que estou escrevendo isso depois do segundo dia de lutas. Ainda tenho esperanças de ver o Judô aparecer nas Olimpíadas. Vamos ver o que nos espera...

Um comentário:

Raphael Alves disse...

Eu não tenho a metade do seu conhecimento sobre Judô, mas o que vejo é que a força e a "retranca" têm se sobreposto à coragem e à suavidade...