sábado, 16 de agosto de 2008

Emoções Olímpicas

Sou fanático por esportes, isso não é segredo nenhum para quem me conhece. Pratico desde cedo e não quero parar até o último dia em que estiver por aqui. Já fiz de tudo: natação, vôlei, basquete, futebol, tênis, judô e assim vai. É raro eu não gostar de alguma modalidade.

Diante disso, quando chegam as olimpíadas, fico impolvoroso. Hoje em dia, as coberturas televisivas são fantásticas. Isso é um prato cheio para alguém que gosta tanto de esporte como eu. Por conta do meu atual tempo livre, assisto tudo o que posso. Tenho virado noites, estou praticamente no fuso horário chinês.

As olimpíadas, para mim, combinam mais com esportes individuais. Natação, judô e principalmente atletismo são as modalidades clássicas, com a cara dos jogos. Apesar de brasileiro adorar os esportes coletivos, acho que não têm o mesmo espírito olímpico.

Esse clima todo acaba criando uma atmosfera onde os nervos ficam à flor da pele e a emoção transborda. Gostaria de comentar alguns episódios que ocorreram nessa primeira semana dos jogos.

O primeiro grande momento das olimpíadas foi o revezamento 4 x 100m na natação. A reação da equipe americana, que proporcionou mais uma medalha de ouro para Michael Phelps foi coisa de roteiro de cinema. O nadador mais desacreditado da equipe fechou a prova, saindo um corpo atrás do recordista mundial, e nadou 1 segundo abaixo do recorde mundial. Só quem viu pode acreditar.

O segundo não tem a ver com medalhas, mas sim com conquista. O judoca Eduardo Santos lutou, jogou, deu ippon, mas isso não foi suficiente para levar uma medalha. Depois do "fracasso" mostrou que, diante das circusntâncias, fez o melhor que era possível para ele. Atleta de família pobre, chegou onde muitos gostariam de estar e ficou perto do pódio porque não teve competência para jogar o seu último adversário, segundo suas próprias palavras. Sem querer justificar, sem querer procurar desculpas ou culpados. Emocionante.

Voltando à natação mais dois momentos de tirar o fôlego. A vitória de Michael Phelps nos 100m borboleta, na batida de mão, 1 centésimo na frente. O cubo d´água veio abaixo. Coisa de olimpíada. E por último a medalha do Cesar Cielo, na prova mais rápida da natação, 50m. Dominou desde as eliminatórias. Foi implacável, buscou o ouro como havia dito durante a entrevista que deu depois de chegar em 3o nos 100m livres.

O choro no pódio e a invasão da equipe brasileira, quebrando todo o protocolo, depois da entrega das medalhas coroaram de forma emocionante a conquista do brasileiro.

E agora começa o atletismo. O que será que nos aguarda?

Um comentário:

Anônimo disse...

A diferenca da televisao alema e bizarra.tenho que me contentar em assitir todas as provas de hipismo e tiro.PQp os caras sao muito atrasados aqui...quero pelo menos assistir um Vt de jogo da selecao de voley,...abracao

pS:que papelao o judoca corno portugues fez ,..de resto espero que esteja tudo bem