quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A Era dos Campeões

Sempre gostei de Formula 1. Não sei explicar o porquê, já que nem de carro eu gosto muito, mas sou afixionado por corridas. Há tempos o país carece de um ídolo na modalidade. Depois de anos à sombra de Michael Schumacher, Barrichelo fez com que o brasileiro perdesse um pouco o gosto pelo esporte, mas eu me mantive firme, sempre acompanhando.

Agora surgiram dois grandes nomes: Felipe Massa e Nelson Ângelo Piquet. O primeiro vem mostrando seu valor, disputando ponto a ponto o campeonato e o melhor de tudo, com muito arrojo, como podemos ver no vídeo abaixo:



O segundo, depois de muito criticado, começa a mostrar o seu valor. Mas seu maior desafio será sempre superar seu pai, tarefa que para mim é quase impossível. Nelson Piquet, na minha modesta opinião, foi o maior piloto brasileiro de todos os tempos, seja pelo que fez nas pistas, seja pelo que fez fora delas.

Essa semana, fiquei sabendo de um documentário chamado A Era dos Campeões (que pode ser assistido no youtube). O filme trata dos 20 anos dourados do automobilismo brasileiro, de Emerson Fittipaldi a Ayrton Senna.

Com depoimento dos protagonistas, bem como de coadjuvantes de peso, como Alain Prost, a história vai sendo contada. O grande furo do documentário é não mostrar as cenas relatadas pelas ilustres testemunhas.

Os três brasileiros foram grandessíssimos pilotos, as respectivas carreiras e os números não mentem, mas Piquet rouba a cena (sem qualquer trocadilho com Ayrton). Fittipaldi e Senna eram os famosos bons moços, muito rápidos nas pistas e discretos e politicamente corretos fora delas. Já Piquet tinha um tempero a mais. Além de ser extremamente rápido, era uma metralhadora ambulante com suas opiniões fortes e sinceras.

No documentário ele atira para todos os lados. O primeiro a ser atingido é Rubinho, depois numa seqüência sobra para Nigel Mansell, Galvão Bueno, Senna, Prost e assim vai.

Documentário imperdível para quem gosta de Formula 1. E para provar que Piquet foi o melhor, deixo a ultrapassagem abaixo como prova do que estou dizendo:

Um comentário:

Ogro disse...

Piquet é deus.
Foi o maior e melhor piloto que já existiu.
Acompanhei o final da carreira do Fittipaldi e todas a carreira do Piquet e do Senna. Incluíndo aí Prost, Mansel e a segunda metade da carreira do Lauda.
Mesmo com todos os recordes pulverizados pelo Schumacher, quem já viu Piquet e Senna correrem, não pode gostar do alemão.
E antes que viúvas do Ayrton venham chorar aqui, digo logo que ele foi um dos maiores pilotos que o mundo já viu, mas Piquet é incomparável. Tanto nas pistas como fora delas. Um personagem que ficará na memória para sempre.