quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ensaio sobre a verdade

A verdade é um dos maiores problemas do mundo. Ela não faz bem, provoca brigas e guerras, tristezas e desgostos, mágoas e dores. Parece sem sentido? À primeira vista sim, mas com um olhar mais cuidadoso, é possível perceber que tudo isso é completamente lógico.

Vamos direto ao caso mais fácil de verdade que causa estragos. É a verdade que machuca. As pessoas se agarram a algum fato ou aspecto só para ficarem "numa boa". Como cantaria Raulzito: "Convence as paredes do quarto e dorme tranqüilo". Elas tendem a acreditar em coisas que aliviem seus pensamentos, mascarem acontecimentos, que deixem sua consciência tranqüila. Mas a verdade pode colocar tudo isso abaixo, nos acertando o estômago como um soco, acabando com nossa paz interior.

Por isso, a sinceridade aliada à verdade não é bem vista. Em inúmeras vezes é melhor manter-se calado do que deixar que seus pensamentos invadam o mundo. Quem nunca sofreu por uma verdade assim?

Mas esse tipo de verdade chega, causa estrago, e depois vai embora. Como um furacão, deixa seu rastro de destruição. Nada que o tempo não cure ou conserte. Machuca mas não mata.

Existe um tipo de verdade muito pior e que as pessoas dificilmente sabem lidar. É a verdade de cada um. É difícil definir esse tipo de verdade, mas basicamente cada um acredita na sua e, no fundo, todas são corretas de acordo com o ponto de vista.

Pronto!!! "Correto de acordo com o ponto de vista" é um desastre. É como pôquer. Se sua mão está alta, você vai até o final porque acredita que tem um jogo vencedor. Se duas pessoas tiverem jogos altos e forem até o final, uma delas vai se dar muito mal.

Perceberam a analogia com a verdade? Se cada um tem sua verdade e acredita nela piamente, vai haver um confronto de idéias que pode gerar conseqüências graves. E é aí que mora o perigo.

A verdade traz discordâncias, traz a desgraça, pode trazer até a guerra. Por isso, como diria Cazuza: "Mentiras sinceras me interessam".

5 comentários:

Rocha disse...

nota 10!

A verdade é só uma tu escreve bem pra caraio! um abraço ! e acho que tirando o refrão do gay do cazuza! é pura verdade!

Anônimo disse...

Não tenho mais nada para dizer, além de que o que dizes-escreves, é a mais pura verdade!
Infelizmente ou Felizmente... Vai saber!?
...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

...ainda assim acho q prefiro as verdades meio cretinas...

Raphael Alves disse...

Cara, eu sempre pergunto diante dum questionamento daqueles que nos encostam na parede: "Prefere a verdade, que é minha verdade, ou uma mentira que mantenha o equilíbrio da sociedade e das coisas?"
Leseira minha, mas acho que está na linha do seu reciocínio..sempre muito bem construído