sábado, 10 de setembro de 2011

Calouro

Como já tinha anunciado no post abaixo, no último sábado, corri meu primeiro triathlon. O tempo foi muito melhor do que eu projetava, mas percebi que tenho que ralar muito para ter um resultado decente.

Tudo era uma grande novidade. O check in, posicionamento dos equipamentos, preparação para a largada, tudo era novo e tenho certeza que me comportei como um principiante. A temperatura de 15 graus era convidativa (???) para um mergulho no mar. Eu preferi não me arriscar e decidi entrar na água apenas para nadar a prova. Nunca gostei de água fria e nunca vou gostar.

Últimos ajustes...

Dada a largada, me degladiei com os outros atletas para conseguir dar minhas braçadas. Nos primeiros 100 metros foi impossível nadar. A intenção era apenas não tomar um chute na cara e evitar os tapas mais fortes. Depois da 1a bóia, a coisa melhorou um pouco, o espaçamento entre os atletas aumentou e a dificuldade passou a ser enxergar a bóia seguinte, já que a prova foi de noite. Com muito esforço achei a segunda e a terceira bóias, mas não vi a chegada na areia. Resultado: acabei abrindo muito na última perna e perdi muito tempo. De qualquer maneira, saí bem da água, nadei melhor do que esperava.

A transição foi um desastre. Obviamente não calcei as sapatilhas em cima da bike, me enrolei com a camisa... ossos do ofício de ser um calouro. Na hora de subir na bicicleta, demorei bastante pra conseguir prender o bendito calçado no pedal, quase caí...

Saindo para pedalar...

Depois tive que aprender a pedalar na bike de speed. Fiquei um pouco impressionado não só com a velocidade que ela chega, como também a agilidade e a proximidade como os outros atletas passam por você. Não tinha parâmetros para comparar, mas fui um pouco melhor do que esperava, mas em relação aos outros competidores, foi minha pior modalidade.

Saindo da bike, tive mais problemas na transição, isso porque espaço de equipamentos ficava no fundo da área , o que me tomou muito mais tempo do que tomaria se estivesse posicionado perto da entrada. Fora isso, o resto foi mais simples, porque só precisei tirar o capacete e calçar o tênis. De tênis calçado, estranhei começar a correr depois de pedalar por cerca de meia hora. As pernas bambearam e senti uma leve tontura. Nada que durasse mais do que poucos segundos.

Quando passei pelo portal, comecei a fazer força, muita força e corri bem. Bem para mim, porque minha colocação na corrida foi apenas mediana. De qualquer maneira, corri os melhores 4km da minha curta carreira (18'20") e isso dentro de uma prova de triathlon!!!

O resultado final foi:

  • Natação: 12'32"(incluindo uns 2'30"de transição)
  • Bicicleta: 32'21"(mais uns 2' de transição)
  • Corrida: 18'20 (sensacional :-p)
Resultado total: 1h'03''13

Um honroso 101o lugar entre os 213 que completaram. Percebi que no triathlon o buraco é mais embaixo e tenho que treinar muito mais... Mas tudo em seu tempo...

Final Feliz

Nenhum comentário: