sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sympathy for the devil

Há até pouco tempo, esse nome me remetia apenas à famosa música dos Stones. Depois desta semana, vai me lembrar de algumas coisas a mais. Fui assistir a um documentário de Jean-Luc Godard, que até então eu só conhecia por causa de Eduardo e Mônica, sobre a gravação desse clássico stoniano, do disco Beggar´s Banquet, do ano de 1968.

O filme é bem estranho. Além de mostrar o processo de gravação da música, retrata o movimento dos Panteras Negras e a contra-cultura americana, sem contar a narração de trechos de livros que eu não tenho idéia de quais sejam. O problema que esses fatos não têm nenhuma relação com a música, inspirada num livro russo do início do século XX, chamado O Mestre e a Margarida, muito louco por sinal.

Musicalmente o filme é bom e mostra alguns aspectos que a maioria dos fãs não conhecia. A primeira versão tocada no estúdio é mais próxima do estilo de Bob Dylan, Brian Jones, já em final de carreira, pouco contribui com a composição, Keith Richards compõe a linha de baixo e Charlie Watts, baterista da banda, atrapalha mais do que ajuda. Por vezes, percebe-se a irritação da banda com seus erros. O mesmo baterista, ao gravar os backing vocals da música, mostra um tédio fora do comum.

O resultado final é um filme com altos e baixos, mas muito rico musicalmente. Para quem tiver a oportunidade e gosta de música, é um filme estranho...

Nenhum comentário: