segunda-feira, 19 de março de 2012

Guayaquil a Jato

Gosto de viajar. Apesar de ser incompatível com minha nova rotina de treinos, gosto de viajar. E normalmente prefiro os destinos que não atraem a grande maioria. Já me meti em grandes furadas, hoje já não tenho tanta disposição. Mesmo assim, não consigo me imaginar indo para um resort ou para algum lugar fazer compras. Ainda prefiro os lugares mais "diferentes".

Dessa vez, tive que ir às pressas para o Equador. Mais precisamente para Guayaquil. Foi tão de surpresa que não tive tempo de pesquisar sobre a cidade. Surgiu a necessidade e 12hs depois estava no avião. Por isso, não criei nenhuma expectativa. O voo não foi das piores (também não foi das melhores). São 6 horas do Rio a Bogotá e mais 2 horas até Guayaquil.

Apesar de ser a maior cidade do Equador, Guayaquil é menor que a maioria das capitais brasileiras. Por estar na mesma latitude que Manaus e Belém, o clima é muito parecido (mais ainda com Belém por causa da proximidade com o mar).

Outra coisa engraçada é que, apesar de possuir um governo de esquerda e alinhado com o Hugo Chavez, a economia do Equador é toda em dólar. Isso mesmo, a moeda corrente é do país é o dólar  americano!!!

Realmente, Guayaquil não é uma cidade turística. Poucos pontos para se visitar. Uma área portuária (Malecón 2000), ao lado do Rio Guayas, estruturada que chega até o Cerro Santa Ana, uma antiga favela, revitalizada em que no alto fica um farol que serve de mirante. Estátuas e homenagens a Simón Bolivar e San Martin estão espalhadas pela cidade.

Além disso, existe o mercado artesanal, onde comprei alguns artigos com alguns índios que se comunicavam em Quíchua entre eles e o parque das Iguanas, lugar meio bizarro onde iguanas se misturam com pessoas e pombos.

A passagem por Guayaquil foi bastante rápida, cerca de 48 horas, mas consegui dar uma geral por lá.

 Simón Bolivar e San Martin, libertadores da América

 Malecón 2000, com o Cerro Santa Ana ao fundo

 Subida do Cerro

 Vista do alto da cidade. Manaus ou Belém?





Nenhum comentário: