quinta-feira, 24 de abril de 2008

Teoria Darwiniana

E não poderia haver outro fim. O que leva uma pessoa a se amarrar em um monte de balões de festa de aniversário e sair por aí voando, querendo bater o recorde mundial de vôo com esse tipo de artefato?

Darwin já dizia que a natureza seleciona os melhores e eu acho que o acontecido é mais um caso de evolução. As buscas continuam, mas até agora não encontraram nada além de pedaços de bexiga no mar.

Sinceramente não estou surpreso, já era um fim anunciado. Seria trágico se não fosse cômico.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Circo

Acho que já falei sobre pão e circo aqui há algum tempo atrás. Falei das esmolas que o governo dá para o povo e também do carnaval e das festas populares. Agora apenas parte desse tema me volta à cabeça depois de tudo isso que vem fazendo com o caso Isabella.

O circo que estão fazendo em cima da tragédia é impressionante. "Já está tudo armado. É o jogo dos caçadores e dos canibais, mas o negócio é que está muita bandeira. É bandeira demais." Estão explorando todo o drama, criaram personagens, mocinhos e vilões, suspeitos e vítimas. Só está faltando a pipoca.

Não quero aqui julgar a barbaridade do crime, aliás crimes assim infelizmente acontecem com alguma freqüência. Só não consigo lembrar um que tenha tido sido tão explorado nos últimos tempos (o último talvez tenha sido o de Daniela Perez).

A culpa disso tudo não é só do povo que acompanha os noticiários ávido por novas evidências, formas de enquadrar os culpados, novas possibilidades. A polícia e a justiça com todo esse alarde durante as investigações têm contribuído. A família da menina, com tamanha exposição, também tem papel fundamental no espetáculo.

As TV's, rádios e os jornais estão apenas fazendo a parte deles. Eles querem vender, o povo quer consumir. Pronto, o ciclo está fechado. Horas a fio de noticiário e milhões de pessoas atentas, discutindo na rua, conversando no restaurante, papo de bar. Isso é o show business. Isso é o circo.

Por favor, só me chamem depois do último ato. E mais uma coisa: não gosto de pipoca.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Notas roqueiras

Esse final de semana tive mais uma surpresa. Estava com alguns amigos em um bar quando vi um cartaz anunciando mais um show de rock internacional em Manaus: Deep Purple, dia 6 de Junho no Vivaldinho, mesmo local do show do Whitesnake, ou seja, vou a pé também.

Deep Purple já não é mais aquela banda de antigamente. Já fui a uns 3 shows deles no Rio e é fácil perceber isso. Sem Blackmore e Lord a banda perde muito. A voz de Gillan também não tem a consistência de décadas atrás. Mas e daí? Vai haver um desfile de clássicos que vão deixar os fãs amazonenses de queixo caído, afinal vai ser a banda de maior expressão a ter tocado em terras manauras. Eu como um fã incondicional do rock clássico dos anos 70 estarei lá com certeza.

A outra nota fica por conta do documentário do Scorsese, Shine a Light, sobre os Rolling Stones. O filme mundialmente comentado ainda não está sendo exibido em Manaus (e talvez nem seja), mas assim que sair na tela grande ou em DVD vou assisitir.

Para minha surpresa, minha mãe assistiu e se amarrou. Me ligou empolgada falando que os Stones são demais. :-)

sábado, 12 de abril de 2008

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Campeões


Aqui em cima está a foto dos campeões das últimas duas etapas de corrida de orientação na categoria duplas. No dia 30 de Março a prova foi organizada pelo FOA e a de 6 de Abril pelo Cloman. Não teve para ninguém. Os resultados podem ser vistos nos respectivos sites.

Dia 27 tem corrida de aventura. Teremos participação especial de um convidado do Rio :-)