quarta-feira, 23 de abril de 2008

Circo

Acho que já falei sobre pão e circo aqui há algum tempo atrás. Falei das esmolas que o governo dá para o povo e também do carnaval e das festas populares. Agora apenas parte desse tema me volta à cabeça depois de tudo isso que vem fazendo com o caso Isabella.

O circo que estão fazendo em cima da tragédia é impressionante. "Já está tudo armado. É o jogo dos caçadores e dos canibais, mas o negócio é que está muita bandeira. É bandeira demais." Estão explorando todo o drama, criaram personagens, mocinhos e vilões, suspeitos e vítimas. Só está faltando a pipoca.

Não quero aqui julgar a barbaridade do crime, aliás crimes assim infelizmente acontecem com alguma freqüência. Só não consigo lembrar um que tenha tido sido tão explorado nos últimos tempos (o último talvez tenha sido o de Daniela Perez).

A culpa disso tudo não é só do povo que acompanha os noticiários ávido por novas evidências, formas de enquadrar os culpados, novas possibilidades. A polícia e a justiça com todo esse alarde durante as investigações têm contribuído. A família da menina, com tamanha exposição, também tem papel fundamental no espetáculo.

As TV's, rádios e os jornais estão apenas fazendo a parte deles. Eles querem vender, o povo quer consumir. Pronto, o ciclo está fechado. Horas a fio de noticiário e milhões de pessoas atentas, discutindo na rua, conversando no restaurante, papo de bar. Isso é o show business. Isso é o circo.

Por favor, só me chamem depois do último ato. E mais uma coisa: não gosto de pipoca.

4 comentários:

Raphael Alves disse...

Muito bom o texto, meu amigo. Concordo com tudo e sugiro ainda que leia http://surucucudefogo.blogspot.com/

Lá tem mais.
Vamos à minha opinião. Vivemos no mundo em que a mídia é a provedora do espetáculo. É o showrnalismo, em detrimento d ainformação de qualidade. Não há infomração imparcial, muito menos, como ficarmos sem tomar partido diante de uma tragédia destas. Mas o fato é que, como você bem lembrou, tragédias provocadas por forças criminosas acontecem o tempo td. Brutal ou não, tdo e qualquer crime é hediondo por natureza. (Claro, há casos de legítima defesa, que não cabem nesta discussão). O fato é que se imprimiu no fato um maniqueísmo extremo: a eterna antítese do bem e do mal. Mas quem é o bem? Essa imprensa que se vende? As autoridades que são falhas e/ou corruptas? Pensemos bem para não condenarmos quem é inocente e quem já carrega enorme peso (não estou dizendo que o pai, a madrasta, ou qq são inocentes, apenas que há mais coisa em jogo). E vigiemos para atribuir aos verdadeiros culpados dos erros suas devidas culpas...

Wesley Oliveira disse...

Impressionante como os pessoal passa horas na frente da tv assintindo barbaries

Incrível como os pograma de tv exploram esse assunto

Inacreditável.... ainda vivemos na era da preda!!!

Ps.: Gosto de pipoca, mas meu rim direito não gosta de sal!

Rocha disse...

Realmente cada vez mais eu adoro ler seus textos, com conteudo cultural do mais alto nivel,voce se supera a cda vez que resolve escrever a serio! porque escrever de show,viagem eu choro! gosto quando escreves a serio! Eu realmente adoro sua crônicas e voce realmente Bruno é tudo que um pai deseja! parece até que estou puxando seu saco, bem! mais não tenho tal vocação apenas gosto muito de voce meu amigo! e teno que dar os louros! pois voce é um cara que tem lugar na cadeira dos mestres!

sou teu fã

Marcio!

Ogro disse...

Daniela Perez, João Hélio, Isabella...
Já ensinam até na faculdade de jornalismo: a função do jornalista é vender jornal.