domingo, 19 de abril de 2009

Lula nossa anta

Hoje chegou ao fim a Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago, onde os principais presidentes do continente estavam presentes. Nosso Lulinha Paz e Amor não poderia perder essa e brindou a todos com sua participação.

Por conta da presença de Barack Obama, muitas cenas do evento foram veiculadas nas tv's do mundo todo. Em uma delas é possível ver o presidente do Brasil conversando com um outro colega. Bem, conversaaando... não é propriamente a melhor palavra, afinal de contas Lula não fala qualquer outro idioma que não seja o português, e mesmo este muito mal. Por isso, tinha ao seu lado o Ministro Celso Amorim como tradutor, e isso tem sido uma rotina nas viagens do presidente.

Outro episódio internacional envolvendo a maior figura política deste país foi quando seu colega americano o chamou de "O Cara" numa conversa entre eles. A questão que pairou na minha cabeça foi quanto tempo ele demorou para entender o elogio. Se havia algum tradutor à sua volta, deve ter sido rápido, uns 5 segundos. Mas se ele estava sozinho, só deve ter descoberto no dia seguinte, quando as notícias começaram a sair nos jornais. Vergonhoso.

Agora eu pergunto: em quase 7 anos de governo, não daria para o Lula se esforçar um pouco e aprender um pouquinho de inglês e mais algum outro idioma, afinal de contas ele é uma figura internacional? Isso apenas mostra como o presidente pouco se preocupa em evoluir. Também, para quem se aposentou cedo por invalidez (por conta do dedo que perdeu), depois virou líder sindical e se sustentou com dinheiro vindo de um partido político (que recebeu verbas do mensalão), não poderia se esperar muito. Pensando bem, é a cara do Brasil.

3 comentários:

Wesley Oliveira disse...

LULA É MELHOR DO QUE ETO'O

Rocha disse...

Brunooo de volta esse é O "CARA"!

E mande que eu leioooo

Adriano Matos disse...

Lula teve grande participação no processo de redemocratização do Brasil, fundou a maior central sindical e o maior partido de esquerda da América Latina.

Tu acha pouco?

Alem disso, em seu governo, a classe media se tornou dominante, mais de 10Milhoes de pessoas saíram da linha da miséria, o desemprego caiu...

Tem mais, só que a caixa de comentários é pequena...

Dilma-2010.