A primeira travessia que fiz foi a das Tijuquinhas na Barra. Foram 4Km pesados, um pouco além do que estou preparado, por isso, resolvi dar um passo para trás e nadar distâncias menores por enquanto.
O Rei do Mar tem várias opções de distância (1Km, 2Km, 4Km e biathlon). De forma conservadora, optei pelos 2Km, ainda mais porque a última vez que nadei foi na travessia das Tijuquinhas... Ou seja, treino 0.
O bom de provas em Copa é que são do lado de casa e não preciso acordar tão cedo, vou a pé e chego rápido em casa. De qualquer maneira, acordar antes das 7hs num sábado é sempre um desafio. Além disso, o tempo não anda dos melhores aqui no Rio e a temperatura estava baixa.
Próximo hora da largada das provas de 2Km e 4Km, os organizadores anunciaram que por causa da temperatura da água (17 graus), as distâncias seriam encurtadas para 1,5Km e 3Km respectivamente. Como nado normalmente de roupa completa de borracha, a temperatura me atrapalha pouco (tirando os primeiros 30 segundos quando a água entra pela roupa).
Na fase atual, ando calculando fazer cada Km em 20 minutos, então meu novo objetivo para esta prova passou a ser completar em 30 minutos.
Largada dada, foi braçada atrás de braçada.
Ainda tenho um pouco de dificuldade para me orientar no mar e acertar as bóias. Dessa vez, passei muito aberto da penúltima bóia e perdi um pouco de tempo.
No final o resultado foi satisfatório: dos 225 que largaram, fui o 38o com o tempo de 30'14". Na categoria, fiquei em 10o, num total de 48. Melhorei minha posição em relação ao desafio dos bravos muito mais em função do nível dos outros competidores do que de qualquer outra coisa. De qualquer maneira, valeu como um bom treinamento.
Aproveito e coloco algumas fotos aqui: