domingo, 6 de novembro de 2011

Bravos Tijuquinha

Dando seguimento ao meu plano Iron Man 2013, antecipei um pouco as coisas e resolvi nadar minha primeira travessia, a Bravo Tijuquinhas, prova de 4Km na Barra da Tijuca. Os preparativos foram poucos, treinei algumas vezes, chegando a uma distância máxima de aproximadamente de 2,8Km. Deveria ter treinado mais mas não tive muito tempo e resolvi ir assim mesmo.

A largada foi marcada para as 9:15 da manhã na praia do Pepê na Barra. O objetivo era ir até as ilhas Tijuquinhas, passar por dentro do canion e voltar.


Seria um ótimo passeio se não fosse meu espírito de competição. Poderia ter curtido a vista da Pedra da Gávea de um ângulo que pouca gente viu, ver Ipanema e o Dois Irmãos pelo outro lado, mas não tive muito tempo. O objetivo era voltar logo.

Chegar até a ilha foi complicado porque o balizamento da prova estava ruim mas o pior de tudo era nadar contra a correnteza que empurrava em direção à praia. Passar pelo canion foi outro desafio, já que o efeito da maré jogava os nadadores de um lado para o outro de acordo com a entrada e a saída da água pela passagem.

A volta foi mais tranquila porque neste sentido fomos favorecidos pelos pela correnteza. O susto foi na chegada, com um mar de 1 metro, tomei uma série na cabeça e pedi ajuda para um dos guarda-vidas da prova que estava ao meu lado em um long board. Depois de levar duas na cabeça, esperei o restante da série agarrado na prancha. Preciso confessar que depois de nadar 4Km, não estava preparado para sair da água num mar tão grande. Mas no final, deu tudo certo.

O resultado foi fraco, 1h26'47". Fiquei em 8o na minha categoria (total de 12) e em 61o do geral (total de 100). O lado positivo é que isso vai me fazer treinar mais para as próximas provas já agendadas: Rei do Mar (2Km no dia 11/10) e Bravos Diabo (3Km uma semana depois).

Aproveito e coloco algumas fotos abaixo: