Buenos Aires me surpreendeu. Talvez seja a cidade mais européia da América do Sul (escrevo isso sem conhecer Santiago). Em geral muito segura, por vezes parece Madrid, com suas praças e monumentos, por vezes lembra Londres, com sua atmosfera de vanguarda e suas lojas e moda de bom gosto.
O povo talvez saiba disso e se orgulha bastante. Mas não nos deixemos enganar, ainda se trata da capital de um país em crise, com economia arrasada. Isso é possível perceber através da má conservação de alguns lugares importantes, da qualidade do transporte público, da limpeza das ruas.
Brasileiros por toda a parte. Com a moeda argentina fraca, legiões de conterrâneos são vistas perambulando e comprando por toda a parte. A maioria do vendedores arranha um português.
A cidade estava cheia. não conseguimos fazer reservas de hotel no centro. Sorte nossa, encontramos um bom lugar (Livian Guest House)e ficamos mais afastados dos turistas, o que nos permitiu conhecer um pouco melhor Buenos Aires.
Por ficarmos afastados dos turistas em geral, acabamos mergulhando mais no dia-a-dia da cidade, com isso constatamos algumas coisas interessantes. Nos bairros residenciais, por exemplo, se vê diariamente profissionais que passeam com cães de moradores. Eles passam com 8, 9, 10 cachorros fazendo uma bangunça e uma sujeira muito grande, deixando as calçacas imundas e praticamente impedindo que se ande por elas sem que se pise em "alguma coisa" deixada pelos cachorros.
De resto fica a sensação que é um lugar para ser visitado e curtido. De preferência fugindo das furadas turísticas e tentando viver mais o que o porteño vive.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário