sexta-feira, 28 de março de 2008

Produtos de exportação

O Brasil tem muitas riquezas naturais. É um país sortudo. Pena que fazemos mau uso da maioria dos recursos existentes aqui. Não sabemos explorar nosso turismo, não sabemos aproveitar de forma sustentável nossas terras, não sabemos sequer tirar proveito para nosso próprio sustento. Pensar numa sociedade pautada no conhecimento é um passo maior ainda. Mas estamos encontrando nosso nicho no cenário da economia internacional, no que tange a exportação de produtos.

Temos dois produtos de exportação imbatíveis. Ninguém consegue fazer e vender melhor que a gente. Ou vocês conhecem algum país que exporte mais caipirinha e mais mulheres que nós?
A caipirinha caiu no gosto do mundo todo. Trabalho com muitos estrangeiros e todos que vem para cá se rendem ao prazer do limão batido com gelo e açúcar na cachaça. Geralmente é a primera palavra que aprendem em português. Numa conversa entre gringos num bar brasileiro, a palavra caipirinha tem presença obrigatória. E hoje já vendem até em pozinho! Chancela de produto de exportação nela.

Mas o que seria da caipirinha se não houvesse as mulheres brasileiras "tipo exportação"? A imagem de um grupo de gringos bebendo caipirinha, ao som do samba cercado por deliciosas nativas e mulatas é algo recorrente às nossas mentes. Infelizmente é isso que pensam da gente. Somos um país de caipirinha, samba e mulatas. E a gente se orgulha disso!

Qualquer reportagem ou matéria sobre o Brasil no exterior tem uma mulata dançando. Quando gringos desembarcam em nossos aeroportos, tem uma mulata para recepcioná-los. E sempre ao som do samba.

Os gringos então pensaram: "Por que não podemos ter esses prazeres em nossas terras?" A caipirinha é fácil. Basta colocar algumas garrafas de cachaça mala. Os outros ingredientes eles encontram lá mesmo. O samba a gente baixa da internet. E as mulheres?

E aí que começa a exportação das brasileiras, suas respectivas bundas e toda sua sexualidade. É por isso que brasileiros são impedidos de entrar na Espanha. É por isso que escândalos sexuais nos EUA tem uma "profissional" tupiniquim envolvida. Não paramos de exportar. Estão espalhadas pelo mundo todo.

Que banana que nada! Um viva aos verdadeiros produtos de exportação e orgulho desse país!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Pergunta 2

E se a banda em que você está começasse a tocar em outros tons?

segunda-feira, 24 de março de 2008

Pra rapaziada esperta

Sou um cara pouco sentimental. Na verdade, meu sentimentalismo é quase nulo, mas há algumas coisas que me fazem ficar emocionado. Na maioria das vezes está relacionado à música. E podem ser emoções distintas.

O som de uma guitarra me acerta o cérebro de uma maneira diferente e me traz uma sensação muito boa, difícil de explicar. Assistir a Echoes no DVD Live at Pompeii do Pink Floyd me faz sorrir. Um filme com uma trilha sonora clássica, como em "Quase Famosos", me deixa saudosista. A única coisa em comum a todas elas é que fico realmente emocionado.

Por que estou falando dessa emotividade toda? Porque recentemente assisti ao DVD do show do Barão Vermelho no Rock in Rio de 1985 e me emocionei. Assistir à maior banda de rock do Brasil de todos os tempos em plena forma é uma experiência obrigatória para todos aqueles que apreciam o bom e velho rock 'n roll. Cazuza, Frejat, Guto, Dé e Maurício estão com fôlego total e soltam vários petardos de clássicos da até então curta carreira da banda, para uma multidão, em plena luz do dia.


Cazuza, particularmente, está inspirado, com a corda toda. Já entra no palco berrando, rasgando a voz, arrebenta durante a uma hora de apresentação e termina o show desejando que o dia "amanheça lindo" para aquela "rapaziada esperta". Nada é por acaso. Naquele dia foi eleito, de forma indireta, o primeiro presidente brasileiro não militar depois de mais de 20 anos.

Frejat, com uma pegada bem rock 'n roll, já se mostra um grande guitarrista, um guitarrista de alma (fato que mudou com o tempo). O resto da banda, com Guto Goffi na bateria, Dé no baixo e Maurício Barros no teclado é uma ótima cozinha para os astros brilharem.

Ainda tem o destaque do saxofonista convidado, Zé Luis, que faz uma participação especial. Com um figurino totalmente anos 80, ele não acredita no que está acontecendo e fica totalmente empolgado, o que enriquece bastante sua apresentação e sua performance no palco.

Com todos esses ingredientes, é fácil deixar a emoção tomar conta e misturar um pouco de tristeza por não poder estar lá pela pouca idade na época, com o prazer de assistir a um show de rock de verdade. Show para a história.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Susto

Cheguei hoje de manhã e como sempre faço fui verificar meus emails. Geralmente apago sem ler aqueles que não conheço o autor. Dessa vez resolvi abrir um com o título "Mega agenda de shows". Pensei que se tratasse de alguma coisa no Rio, mas para minha surpresa, era uma lista de shows que ocorrerão em Manaus esse ano.

Entre eles porcarias como Calypso, Charlie Brown Jr., Exaltasamba, Revelação, Capital Inicial. Nada demais. Eu poderia ter desistido, mas segui em frente. Mais abaixo, me deparei com um Emmerson Nogueira. Já estava começando a valer a pena ir até o final.

Daí por diante foi só emoção. Havia uma lista de bandas internacionais!!! Não que isso signifique alguma coisa, mas já quebra a monotonia da cidade. A 1a atração é um show do Gammaray e do Helloween. Depois têm porcarias como Brian Adams e Nightwish. O Scorpions, depois do sucesso do ano passado, voltará com o show acústico. Mas o melhor eu guardei para o final. Whitesnake em Manaus!!! Isso mesmo, a turnê "It's good to be bad" (que nome lindo) vai passar por aqui.

Ainda incrédulo com a notícia, entrei no site oficial da banda para verificar a informação. E lá está, no dia 3 de Maio, na Arena Amadeu Teixeira, Coverdale e sua trupe estarão aqui com o que pode haver de melhor do Glam Rock. É hora de começar a preparar a maquiagem e os cabelos...

terça-feira, 11 de março de 2008

Pergunta 1

Você já achou que estivesse enlouquecendo?

Perguntas

Durante a gravação do Dark side of the moon, Roger Waters fez uma série de perguntas para algumas pessoas a fim de utilizar seus depoimentos e vozes durante as músicas do disco. No meio das faixas é possível ouvir vozes falando coisas de difícil entendimento. São respostas a perguntas referentes aos temas das músicas.

Gostei da idéia e com o intuito de tornar esse blog mais interativo, resolvi colocar semanalmente perguntas aqui. Perguntas vagas, com respostas muito pessoais. Vamos ver se alguém responde. Depois quem sabe eu não junte tudo e escreva sobre o tema...

Dano Cerebral

O lunático está na grama
O lunático está na grama
Lembrando de jogos e corrente de margaridas e risadas
Temos que deixar os doidos continuarem no caminho

O lunático está na sala
Os lunáticos estão na minha sala
Os jornais ficam de rostos colados ao chão
E todo dia o entregador de jornal traz mais

E se a represa quebrar muitos anos antes
E se não houver nenhum quarto em cima da morro
E se sua cabeça explodir com mau presságio também
Eu verei você no lado escuro da lua

O lunático está na minha cabeça
o lunático está na minha cabeça
Você levanta a lâmina, você faz a mudança
Você me re-arruma até eu ficar são

Você tranca a porta
E joga fora a chave
Existe alguém na minha cabeça mas não sou eu

E se a nuvem explodir, trovejar em seu ouvido
Você grita e ninguém parece escutar
E se a banda que você está começa a tocar em tons diferentes
Eu verei você no lado escuro da lua

O lado escuro da lua

Estou terminando de ler um livro sobre a gravação de um dos maiores discos de todos os tempos: The dark side of the moon do Pink Floyd. Os detalhes são destrinchados, as nuâncias explicadas, as passagens esclarecidas.

É muito enriquecedor e uma deliciosa leitura para aqueles que querem entender mais a fundo o disco. O livro serve pra desmitificar todas as mensagens subliminares do álbum. Não tem nada de mais. É apenas um disco que fala de nascimento e de morte e de tudo que acontece entre eles.


Tive algumas idéias ao ler o livro. Vou tentar colocar algumas aqui...

quarta-feira, 5 de março de 2008

Células tronco

O assunto em voga no momento é a utilização de células tronco embrionárias para pesquisa científica no Brasil. A questão está sendo debatida hoje em Brasília e está dando muito pano para manga.

Segundo a ciência, a partir de células tronco, é possível se criar qualquer tipo de tecido existente no corpo humano. Atualmente, já são feitos estudos com células tronco de adultos, mas com resultados não tão bons quanto aqueles esperados com as embrionárias.

As questões religiosas e culturais são as maiores barreiras. Segundo alguns, um embrião, a partir do momento da fecundação, já é considerado um ser humano. Inclusive, na Coréia se conta a idade da pessoa a partir do momento da fecundação (sabe-se lá qual a exatidão desse dia...).

É dado científico que o embrião só passa a ter atividade cerebral a partir do 14o dia. Antes disso ele é apenas um conglomerado de células se multiplicando.

O embrião que está sendo proposto como objeto de estudo é aquele criado in vitro e que não vai ser implantado no útero da mãe. Ou seja, vai ficar congelado para depois de um certo tempo ser jogado fora. Então jogar fora pode, mas estudar não?

Eu sou muito cético em relação a tudo isso e torço pelo progresso da ciência. Minha opinião está dada.

terça-feira, 4 de março de 2008

Uma idéia na cabeça e um computador na mão

Durante as férias, tivemos uma idéia de relacionar algumas das fotos que a gente tirava com letras de músicas para no futuro virarem quadros para casa. Tudo muito bonito mas de difícil execução para quem não tem talento. Foi por isso que eu conversei com a Clarice falando sobre a idéia. Pronto, problema resolvido. Saquem só que maneiro ficou.


Modestamente ela falou que ainda não estava bom, que foi só uma brincadeira e que não teve muito tempo para trabalhar em cima da foto. Eu achei sensacional.

Clarice, muito obrigado!!! Agora eu quero mais. :-)